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O que é PNL?

      A Programação Neurolingüística é definida como sendo a arte e a ciência da excelência humana. Ela surgiu na década de setenta nos Estados Unidos, com Richard Bandler, um matemático, perito em informática, que na época estudava psicologia na Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, e John Grinder que era colaborador do serviço secreto americano e professor de lingüística na mesma universidade.

     Eles queriam descobrir o que havia por detrás da excelência de certos modelos e se a excelência era algo que poderia ser aprendido. Decidiram então estudar o comportamento de três grandes nomes da área terapêutica: Fritz Perls, o criador da Gestalt, Virginia Satir, excelente terapeuta familiar, e Milton Erickson, hipnoterapeuta reconhecido pelos seus resultados eficazes.

    Descobriram que havia padrões por detrás da excelência desses modelos. Padrões esses que se reproduzidos podem levar qualquer pessoa, em qualquer área (vendas, relacionamento interpessoal, liderança, etc) ao sucesso . Alguns desses padrões de excelência são subjetivos (como pensar, como sentir-se, como motivar-se, etc), mas até as experiências subjetivas também possuem estruturas, que modificadas, levam a novos resultados.

 

Como a PNL pode melhorar o atendimento a cliente?

Por estudar o comportamento humano, incluindo o comportamento de comunicar-se e relacionar-se, a PNL descreve como funcionamos e quando nos sentimos melhor atendidos. Ou seja a PNL oferece uma ferramenta prática sobre como criar pontes com o cliente através da linguagem verbal e não verbal, facilitando a comunicação entre ambos.

 
                   http://lotuz.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=82&Itemid=74

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